Edital Enare 2025/2026 é divulgado. Confira todas as instituições participantes e vagas

O aguardado edital Enare 2025/2026 foi oficialmente divulgado em 20 de junho de 2025, marcando o início de mais um ciclo do maior processo seletivo unificado para residência médica do Brasil. Com 6.907 vagas distribuídas entre 198 instituições participantes, o Exame Nacional de Residência (Enare) consolida-se como a principal porta de entrada para os programas de residência médica em todo o país.

Este ano, o processo seletivo traz importantes inovações, especialmente com a integração do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) para os programas de acesso direto. O edital estabelece um cronograma detalhado que se estende até 2026, oferecendo aos candidatos tempo adequado para preparação e organização.

A relevância do Enare transcende os números impressionantes de vagas e instituições participantes. Trata-se de um exame que democratiza o acesso à formação especializada em medicina, permitindo que profissionais de todas as regiões do Brasil concorram em igualdade de condições às melhores oportunidades de residência médica disponíveis no país.

Por que o Enare é o “ENEM” da Residência Médica?

O Exame Nacional de Residência (Enare) conquistou o título de “ENEM da Residência Médica” por razões que vão muito além da simples analogia com o exame nacional do ensino médio. Esta comparação reflete a importância estratégica, a abrangência nacional e o impacto transformador que o Enare representa para a formação médica especializada no Brasil.

Dos benefícios do Enare para os candidatos, o principal é a data única de realização da prova, que vale como forma de acesso para várias instituições. Além disso, há a democratização do acesso aos programas, uma vez que a taxa de inscrição é mais em conta, ou seja, haverá um investimento financeiro menor para concorrer às vagas, cuja oferta acontecerá por meio de um processo maior, nacional e amplo.

Entenda o processo seletivo do Enare

O processo seletivo do Enare é estruturado de forma a avaliar de maneira abrangente e justa os conhecimentos e competências dos candidatos à residência médica. O sistema adotado combina rigor técnico com praticidade operacional, garantindo que os melhores candidatos sejam selecionados para os programas disponíveis.

A atual edição do Enare contará com uma única etapa obrigatória e eliminatória: uma prova escrita objetiva, que valerá 100% da nota final dos candidatos. Este formato simplificado garante maior objetividade e transparência no processo de seleção.

Modalidades contempladas

O edital Enare 2025/2026 contempla diferentes modalidades de residência médica, atendendo às diversas necessidades de formação especializada dos profissionais médicos. A principal novidade desta edição é a integração com o ENAMED para os programas de acesso direto.

Diferenças entre Enare e Enamed

Uma das principais surpresas e que pode deixar muitos candidatos confusos é a introdução do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O principal ponto sobre esse novo exame é que ele irá funcionar como um exame unificado, que unirá o Enade, prova que avalia os estudantes de Medicina em seu último ano, com a prova para os programas de Acesso Direto do Enare. Candidatos aos programas com Pré-Requisito não precisarão realizar o Enamed.

O ENAMED representa uma das mais significativas inovações recentes no sistema de avaliação médica brasileiro. Este novo exame foi criado para unificar dois importantes processos: a avaliação dos cursos de medicina e a seleção para residência médica.

Assim, para o MEC avaliar os cursos de Medicina através dos estudantes concluintes, todos alunos deverão, obrigatoriamente, prestar o Enade no último ano da faculdade, por meio do novo exame. Além do resultado servir para avaliar os cursos, os alunos poderão utilizar a mesma pontuação no processo seletivo do Enare, sem necessidade de realizar nenhuma outra prova. Lembrando que o Enamed vale apenas para concorrer aos programas de Acesso Direto.

Caso o candidato já tenha se formado há algum tempo e queira concorrer a uma vaga de Acesso Direto pelo Enare, ele também deverá realizar a prova do Enamed. A única diferença é que o MEC não utilizará a nota deste candidato para avaliar a instituição em que ele se formou previamente.

Como será o Enare 2025/2026?

O Enare 2025/2026 apresenta importantes mudanças estruturais, especialmente com a integração do ENAMED para os programas de acesso direto. O processo seletivo foi cuidadosamente planejado para garantir máxima transparência, eficiência e justiça na seleção dos candidatos.

Edital Enare 2025/2026

O edital Enare 2025/2026, publicado oficialmente em 20 de junho de 2025, estabelece as diretrizes completas para o processo seletivo que se estenderá até 2026. Para a edição 2025/2026 do Enare, estão sendo ofertadas 4.996 vagas para acesso direto, distribuídas entre 187 instituições. Além disso, há 1.911 vagas destinadas a pré-requisito, ano adicional e área de atuação, oferecidas por 117 instituições.

No total, o Enare disponibiliza mais de 11 mil vagas, sendo 6.907 exclusivas para residência médica, um número que, mais uma vez, supera o da edição anterior. O atual processo seletivo do Enare para residência médica conta com a participação de 198 instituições, algumas com diversos hospitais e cenários de prática.

Como é a prova objetiva do Enare?

A estrutura das provas apresenta diferenciação conforme a modalidade de programa pretendida pelos candidatos, como estabelece o edital Enare 2025/2026.

Prova para Acesso Direto

Para os programas de Residência Médica de Acesso Direto, as provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e serão integradas ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED).

A prova para Acesso Direto do Enare 2025/2026 será a prova do ENAMED, com 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Clínica Médica – abrangendo diagnóstico, tratamento e manejo de patologias clínicas gerais
  • Cirurgia Geral – incluindo técnicas cirúrgicas, indicações operatórias e cuidados perioperatórios
  • Ginecologia e Obstetrícia – contemplando saúde da mulher, gestação, parto e patologias ginecológicas
  • Pediatria – desde neonatologia até adolescência, incluindo crescimento, desenvolvimento e patologias pediátricas
  • Medicina de Família e Comunidade – focando na atenção primária, prevenção e cuidado integral
  • Saúde Mental – abordando transtornos psiquiátricos, saúde mental e aspectos psicossociais
  • Saúde Coletiva – incluindo epidemiologia, políticas de saúde pública e medicina preventiva

Prova para Especialidades com Pré-Requisito, Ano Adicional e Área de Atuação

Já as provas para Ano Adicional, Área de Atuação e Pré-requisito ficarão a cargo de bancas contratadas especificamente para essa finalidade. Para a edição com ingresso em 2026, a banca contratada foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Estrutura da prova para PRÉ-REQUISITO, ÁREA DE ATUAÇÃO e ANO ADICIONAL

O edital Enare 2025/2026 prevê que prova objetiva do Enare para essas três modalidades será composta por:

O conteúdo da prova é específico de acordo com a especialidade pretendida e se baseia nas matrizes de competências dos programas de residência reconhecidos pela CNRM/MEC. A estrutura se adapta conforme o tipo de modalidade:

São programas que oferecem uma complementação em uma área já iniciada. Exemplo:

Para Ano Adicional

ProgramaEspecialidadeQuestõesValor por questãoTotal
R3 em CardiologiaCardiologia801,25100
R4 em Cirurgia OncológicaCirurgia Oncológica801,25100
R3 em Transplante – PediatriaPediatria e Cirurgia Pediátrica40/401,25100

Algumas áreas dividem as questões entre duas subespecialidades. Ex: 40 de Pediatria + 40 de Cirurgia Pediátrica.

Para Área de Atuação

São subespecializações médicas com conteúdo dividido proporcionalmente entre os pré-requisitos exigidos. Exemplo:

Área de AtuaçãoComponentesDistribuiçãoTotal de questões
Angiorradiologia e Cirurgia EndovascularRadiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia27/27/2680
DorAnestesiologia, Clínica Médica, Neurologia, Ortopedia etc.9 disciplinas80
Medicina PaliativaClínica Médica, Geriatria, Oncologia etc.12 áreas80

A divisão proporcional busca representar o conhecimento exigido de cada pré-requisito, oferecendo equilíbrio entre as especialidades-base.

Para Programas com Pré-Requisito

São especialidades que exigem outra residência como base (ex: Reumatologia requer Clínica Médica). Exemplo:

ProgramaPré-requisitoQuestõesValor total
Endocrinologia e MetabologiaClínica Médica80100 pontos
UrologiaCirurgia Geral80100 pontos
MastologiaCirurgia Geral + GO40/40100 pontos
EndoscopiaCirurgia Geral + Clínica Médica40/40100 pontos

Quando há dois pré-requisitos, a prova é dividida em 40 questões de cada área. Quando há mais de dois, a divisão pode ser proporcional (ex: 27/27/26 questões).

Confira o Cronograma do Enare 2025/2026

O cronograma, divulgado no edital Enare 2025/2026, foi meticulosamente elaborado para garantir tempo adequado para todas as etapas do processo seletivo. Este planejamento detalhado reflete o comprometimento dos organizadores com a transparência e eficiência do processo.

Cronograma Detalhado das Principais Etapas

EtapaData
Isenção da Taxa de Inscrição 
Período para solicitação e envio da documentação07/07 a 09/07/2025
Divulgação do Resultado Preliminar de Isenção14/07/2025
Período para recurso contra o Resultado Preliminar de Isenção15/07 e 16/07/2025
Divulgação do Resultado Definitivo de Isenção21/07/2025
Ajuste de Programas e Vagas pelas Instituições 
1º Período de ajuste30/06 a 01/07/2025
Divulgação após 1º ajuste04/07/2025
2º Período de ajuste29/09 a 30/09/2025
Divulgação após 2º ajuste03/10/2025
3º Período de ajuste15/01 a 16/01/2026
Divulgação após 3º ajuste21/01/2026
Período de Inscrição 
Período de Inscrição10h de 07/07 a 23h59 de 18/07/2025
Data limite para pagamento da taxa22/07/2025
Divulgação do Edital de Inscrições Preliminares05/08/2025
Período para recurso contra o Edital de Inscrições Preliminares06/08 e 07/08/2025
Divulgação do Edital de Inscrições Definitivas21/08/2025

Cronograma das Provas

EtapaData
Prova Objetiva – 1ª Etapa – Acesso Direto/ENAMED 
Aplicação da Prova Objetiva19/10/2025
Divulgação do Resultado Definitivo da Prova Objetiva (INEP)05/12/2025
Prova Objetiva – 1ª Etapa – Pré-requisito, Ano adicional ou Área de atuação 
Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição13/10/2025
Aplicação da Prova Objetiva19/10/2025
Divulgação do Gabarito Preliminar e do(s) Caderno(s) de questões21/10/2025
Período para interposição de recurso contra o Gabarito Preliminar22/10 e 23/10/2025
Divulgação do Gabarito Definitivo e Resultado Preliminar da Prova Objetiva24/11/2025
Período para interposição de recurso contra o Resultado Preliminar da Prova Objetiva25/11 e 26/11/2025
Divulgação do Resultado Definitivo da Prova Objetiva05/12/2025

Instituições participantes do Enare 2025/2026

O Enare 2025/2026 conta com a participação de 198 instituições distribuídas estrategicamente por todo o território nacional, representando uma das maiores redes de formação em residência médica já organizadas no Brasil. Esta abrangência institucional reflete o amadurecimento do sistema de residência médica brasileiro e o comprometimento de instituições públicas e privadas com a formação de especialistas qualificados.

Alagoas (AL)
Hospital de Emergência Dr Daniel Houly
Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene/Hemcal
Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela
Hospital Metropolitano de Alagoas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas
Amazonas (AM)
Fundação Universidade do Amazonas – FUA
Amapá (AP)
Fundação Universidade Federal do Amapá
Bahia (BA)
Centro de Referência Estadual para Assistência a Diabetes e Endocrinologia
Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência
Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista
Fundação Estatal de Saúde da Família
Fundo Estadual de Saúde – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Fundo Municipal de Saúde de Juazeiro Bahia
Hospital Ana Nery
Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos
Hospital do Oeste
Hospital do Subúrbio / Prodal Saúde
Hospital Estadual Costa das Baleias
Hospital Geral Cleriston Andrade
Hospital Geral de Guanambi
Hospital Geral do Estado – HGE BAHIA
Hospital Geral Ernesto Simões Filho
Hospital Geral Roberto Santos
Hospital Juliano Moreira
Hospital Metropolitano – SA
Hospital Ortopedico do Estado da Bahia
Hospital Regional Costa do Cacau
Hospital Reginal de Juazeiro
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho
Instituto de Ensino e Saúde S/A
Instituto de Perinatologia da Bahia
Instituto Couto Maia
Universidade Federal da Bahia
Ceará (CE)
Associação Igreja Adventista Missionária
Escola de Saúde Pública do Ceará
FUNCIPE – Fundação de Ciências e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos
Fundação Edson Queiroz – Universidade de Fortaleza
Hospital e Maternidade São Francisco de Assis
Instituto Dr Jose Frota
Instituto Madre Teresa de Apoio a Vida
Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza
Santa Casa de Misericórdia de Sobral/ Universidade Federal do Ceará
Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
Unimed Fortaleza Sociedade Cooperativa Médica LTDA
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Distrito Federal (DF)
Fundação Universitária de Cardiologia – Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal
Hospital das Forças Armadas
Hospital de Força Aérea de Brasília
Hospital Santa Lúcia S/A
ISMEP (Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa)
Universidade de Brasília
Espírito Santo (ES)
Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos
Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – AFECC, mantenedora do Hospital Santa Rita de Cássia – HSRC
Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S/A – Multivix
Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória
Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde
Instituto do Desenvolvimento Sustentável, Educação, Gestão e Saúde IDEGES
Universidade Federal do Espírito Santo
Goiás (GO)
Faculdade de Medicina de Itumbiara LTDA
Maranhão (MA)
Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho
Hospital do Câncer Aldenora Bello
Hospital Dr. Carlos Macieira
Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos
Hospital Macrorregional Dra.Ruth Noleto
Hospital Nina Rodrigues
Hospital Universitário do Maranhão
Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão
Maternidade de Alto Risco de Imperatriz
Minas Gerais (MG)
Fundação Educacional de Patos de Minas
Fundo Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Ipatinga
Fundo Municipal de Saúde – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Hospital Alberto Cavalcanti
Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Hospital Eduardo de Menezes
Hospital Infantil João Paulo II
Hospital João XXIII
Hospital Julia Kubitschek
Hospital Maria Amélia Lins
Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro
Hospital Metropolitano Odilon Behrens
Hospital Regional Antônio Dias
Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo
Hospital Regional João Penido
Instituto Raul Soares
Maternidade Odete Valadares
Universidade Estadual de Montes Claros / Hospital Universitário Clemente de Faria
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federalde Uberlândia (UFU)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Mato Grosso do Sul (MS)
Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados
Mato Grosso (MT)
Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho
Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva
Hospital Regional de Cáceres
Municipal Prefeitura Municipal de Sinop
Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Rondonópolis
Pará (PA)
Universidade Federal do Pará
Paraíba (PB)
Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande
Escola de Saúde Pública da Paraíba ESP-PB
Fundo Municipal de Saúde de Cabedelo
Fundo Municipal de Saúde de Mamanguape
Hospital Universitário Alcides Carneiro/UFCG
Hospital Universitário Júlio Bandeira
Secretaria de Saúde de Campina Grande
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Pernambuco (PE)
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
Piauí (PI)
Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida
Centro Hospitalar e Maternidade Santa Fé
Hospital Infantil Lucídio Portella
Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
Paraná (PR)
Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana
Fundo Municipal de Saúde de Londrina
Fundo Municipal de Saúde de Pato Branco
Fundo Municipal de Saúde de Cascavel – Paraná
Município de Guarapuava
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Secretaria Municipal de Saúde de Toledo
Universidade Federal do Paraná – Complexo Hospital de Clínicas
Rio de Janeiro (RJ)
Associação Congregação de Santa Catarina
Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes
Escola Nacional de Saúde Pública
Fundação Educacional Serra dos Órgãos
Fundação Octacílio Gualberto – UNIFASE/FMP
Hospital Central da Aeronáutica
Hospital Central da Polícia Militar
Hospital Central do Exército
Hospital da Polícia Militar de Niterói – HPM/Nit
Hospital de Aeronáutica dos Afonsos
Hospital de Força Aérea do Galeão
Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi
Hospital Federal da Lagoa
Hospital Federal de Bonsucesso
Hospital Federal de Ipanema
Hospital Federal dos Servidores do Estado
Hospital Geral de Nova Iguaçu
Hospital Municipal Dr. Munir Rafful
Hospital São João Batista
Instituto de Neonatologia e Pediatria – CEPLIN
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Cardiologia
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense/Hospital Universitário Antonio Pedro
Rio Grande do Norte (RN)
Hospital Geral Dr. joão Machado
Hospital José Pedro Bezerra
Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel
Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer
Sociedade Professor Heitor Carrilho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Roraima (RR)
Universidade Federal de Roraima
Rio Grande do Sul (RS)
Associação Hospitalar de Caridade Santa Rosa – Hospital Vida e Saúde – RS
Hospital Militar de Área de Porto Alegre
UNIPAMPA
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal do Rio Grande
Sergipe (SE)
Associação Aracajuana de Beneficência
Unit – Universidade Tiradentes (SE)
Universidade Federal de Sergipe
São Paulo (SP)
Associação Portuguesa de Beneficência – Hospital Infante Dom Henrique de São José do Rio Preto/SP
Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa – Universidade de Mogi das Cruzes
Fundação Doutor Amaral Carvalho
Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos
Fundo Municipal de Saúde de Cubatão
Hospital do Servidor Público Municipal
Hospital Militar de Área de São Paulo
Hospital Municipal Dr Cármino Caricchio
Hospital Municipal Dr.Fernando Mauro Pires da Rocha
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva
Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Corrêa Netto
Hospital São Leopoldo Mandic
Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília
Município de Piracicaba
Prefeitura Municipal da Estacia Balneária de Praia Grande
Prefeitura Municipal de Campinas
Prefeitura Municipal de Guarujá
Prefeitura Municipal de Sorocaba
Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga
Secretaria Municipal de Saúde de Santos
Secretaria Municipal de Saúde – Residência Médica em Rede – 8ª Coreme
União Social Camiliana
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade Federal de São Carlos
Tocantins (TO)
Fundação Universidade Federal do Tocantins
Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins

Confira aqui a tabela completa, com a cidades das instituições.

Vagas por Especialidade – Enare 2025/2026

O Enare 2025/2026 oferece um total de 6.907 vagas distribuídas entre especialidades de Acesso Direto e com Pré-Requisito, além de Áreas de Atuação e Anos Adicionais. Confira!

Tabela Consolidada de Todas as Vagas

MODALIDADEESPECIALIDADETOTAL
ACESSO DIRETOACUPUNTURA6
ACESSO DIRETOANESTESIOLOGIA290
ACESSO DIRETOCIRURGIA CARDIOVASCULAR13
ACESSO DIRETOCIRURGIA GERAL404
ACESSO DIRETOCLÍNICA MÉDICA912
ACESSO DIRETODERMATOLOGIA98
ACESSO DIRETOGENÉTICA MÉDICA8
ACESSO DIRETOGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA445
ACESSO DIRETOHOMEOPATIA2
ACESSO DIRETOINFECTOLOGIA87
ACESSO DIRETOMEDICINA DE EMERGÊNCIA78
ACESSO DIRETOMEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE861
ACESSO DIRETOMEDICINA DO TRABALHO8
ACESSO DIRETOMEDICINA DO TRÁFEGO2
ACESSO DIRETOMEDICINA ESPORTIVA3
ACESSO DIRETOMEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO8
ACESSO DIRETOMEDICINA INTENSIVA160
ACESSO DIRETOMEDICINA LEGAL E PERÍCIAS MÉDICAS3
ACESSO DIRETOMEDICINA NUCLEAR8
ACESSO DIRETOMEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL2
ACESSO DIRETONEUROCIRURGIA26
ACESSO DIRETONEUROLOGIA85
ACESSO DIRETOOFTALMOLOGIA102
ACESSO DIRETOORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA255
ACESSO DIRETOOTORRINOLARINGOLOGIA54
ACESSO DIRETOPATOLOGIA49
ACESSO DIRETOPATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL3
ACESSO DIRETOPEDIATRIA627
ACESSO DIRETOPSIQUIATRIA223
ACESSO DIRETORADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM153
ACESSO DIRETORADIOTERAPIA21
PRÉ-REQUISITOALERGIA E IMUNOLOGIA6
PRÉ-REQUISITOCARDIOLOGIA159
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA DA MÃO11
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO14
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO42
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA ONCOLÓGICA40
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA PEDIÁTRICA22
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA PLÁSTICA61
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA TORÁCICA9
PRÉ-REQUISITOCIRURGIA VASCULAR73
PRÉ-REQUISITOCOLOPROCTOLOGIA32
PRÉ-REQUISITOENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA83
PRÉ-REQUISITOENDOSCOPIA30
PRÉ-REQUISITOGASTROENTEROLOGIA72
PRÉ-REQUISITOGERIATRIA50
PRÉ-REQUISITOHEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA39
PRÉ-REQUISITOMASTOLOGIA41
PRÉ-REQUISITONEFROLOGIA78
PRÉ-REQUISITONUTROLOGIA4
PRÉ-REQUISITOONCOLOGIA CLÍNICA65
PRÉ-REQUISITOPNEUMOLOGIA45
PRÉ-REQUISITOREUMATOLOGIA61
PRÉ-REQUISITOTRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA PEDIÁTRICA3
PRÉ-REQUISITOUROLOGIA77
ÁREA DE ATUAÇÃOADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE4
ÁREA DE ATUAÇÃOALERGIA E IMUNOLOGIA PEDIÁTRICA13
ÁREA DE ATUAÇÃOANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR25
ÁREA DE ATUAÇÃOATENDIMENTO AO QUEIMADO6
ÁREA DE ATUAÇÃOCARDIOLOGIA PEDIÁTRICA16
ÁREA DE ATUAÇÃOCIRURGIA BARIÁTRICA3
ÁREA DE ATUAÇÃOCIRURGIA CRÂNIO-MAXILO-FACIAL2
ÁREA DE ATUAÇÃOCIRURGIA DO TRAUMA18
ÁREA DE ATUAÇÃOCIRURGIA VIDEOLAPAROSCÓPICA1
ÁREA DE ATUAÇÃOCITOPATOLOGIA3
ÁREA DE ATUAÇÃODOR6
ÁREA DE ATUAÇÃOECOCARDIOGRAFIA29
ÁREA DE ATUAÇÃOECOGRAFIA VASCULAR COM DOPPLER6
ÁREA DE ATUAÇÃOELETROFISIOLOGIA CLÍNICA INVASIVA4
ÁREA DE ATUAÇÃOEMERGÊNCIA PEDIÁTRICA9
ÁREA DE ATUAÇÃOENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA25
ÁREA DE ATUAÇÃOENDOSCOPIA DIGESTIVA14
ÁREA DE ATUAÇÃOENDOSCOPIA GINECOLÓGICA23
ÁREA DE ATUAÇÃOENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA6
ÁREA DE ATUAÇÃOERGOMETRIA2
ÁREA DE ATUAÇÃOFONIATRIA1
ÁREA DE ATUAÇÃOGASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA20
ÁREA DE ATUAÇÃOHANSENOLOGIA6
ÁREA DE ATUAÇÃOHEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA12
ÁREA DE ATUAÇÃOHEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA10
ÁREA DE ATUAÇÃOHEPATOLOGIA13
ÁREA DE ATUAÇÃOINFECTOLOGIA HOSPITALAR4
ÁREA DE ATUAÇÃOINFECTOLOGIA PEDIÁTRICA8
ÁREA DE ATUAÇÃOMEDICINA DO ADOLESCENTE2
ÁREA DE ATUAÇÃOMEDICINA DO SONO5
ÁREA DE ATUAÇÃOMEDICINA FETAL13
ÁREA DE ATUAÇÃOMEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA57
ÁREA DE ATUAÇÃOMEDICINA PALIATIVA15
ÁREA DE ATUAÇÃONEFROLOGIA PEDIÁTRICA8
ÁREA DE ATUAÇÃONEONATOLOGIA148
ÁREA DE ATUAÇÃONEUROFISIOLOGIA CLÍNICA12
ÁREA DE ATUAÇÃONEUROLOGIA PEDIÁTRICA24
ÁREA DE ATUAÇÃONUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL1
ÁREA DE ATUAÇÃONUTROLOGIA PEDIÁTRICA4
ÁREA DE ATUAÇÃOONCOLOGIA PEDIÁTRICA22
ÁREA DE ATUAÇÃOPNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA17
ÁREA DE ATUAÇÃOPSICOGERIATRIA6
ÁREA DE ATUAÇÃOPSICOTERAPIA2
ÁREA DE ATUAÇÃOPSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA22
ÁREA DE ATUAÇÃOPSIQUIATRIA FORENSE4
ÁREA DE ATUAÇÃOREPRODUÇÃO ASSISTIDA2
ÁREA DE ATUAÇÃOREUMATOLOGIA PEDIÁTRICA3
ÁREA DE ATUAÇÃOTRANSPLANTE DE FÍGADO – R31
ÁREA DE ATUAÇÃOTRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA9
ÁREA DE ATUAÇÃOULTRASSONOGRAFIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA13
ANO ADICIONALCARDIOLOGIA CARDIO-ONCOLOGIA4
ANO ADICIONALCARDIOLOGIA R34
ANO ADICIONALCIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO – R34
ANO ADICIONALCIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO EM TRANSPLANTE DE FÍGADO – R41
ANO ADICIONALCIRURGIA ONCOLÓGICA – R44
ANO ADICIONALCIRURGIA PLÁSTICA2
ANO ADICIONALCIRURGIA TORÁCICA1
ANO ADICIONALCLÍNICA MÉDICA21
ANO ADICIONALGASTROENTEROLOGIA R3 – COM ÊNFASE EM DOENÇAS DO FÍGADO2
ANO ADICIONALGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA R41
ANO ADICIONALHOMEOPATIA R32
ANO ADICIONALMEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE – SAÚDE INDÍGENA2
ANO ADICIONALMEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – SAÚDE MENTAL4
ANO ADICIONALMEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE R322
ANO ADICIONALNEUROLOGIA8
ANO ADICIONALORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA R413
ANO ADICIONALOTORRINOLARINGOLOGIA – R41
ANO ADICIONALPATOLOGIA R45
ANO ADICIONALRADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM R45
ANO ADICIONALTRANSPLANTE DE CÓRNEA4
ANO ADICIONALTRANSPLANTE DE RIM – NEFROLOGIA R32
ANO ADICIONALTRANSPLANTE DE RIM – UROLOGIA1
ANO ADICIONALTRANSPLANTE PEDIATRIA R32

Resumo por Modalidade

MODALIDADETOTAL DE VAGAS
ACESSO DIRETO4.996
PRÉ-REQUISITO1.117
ÁREA DE ATUAÇÃO679
ANO ADICIONAL115
TOTAL GERAL6.907

Reserva de vagas para PCD

O edital Enare 2025/2026 mantém seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, implementando sistema abrangente de reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e outros grupos historicamente sub-representados na medicina.

Sistema de Cotas Implementado

Desde o processo seletivo para ingresso em 2023, o Enare já incluía a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e a partir do ano seguinte, o exame passou a contar também com a reserva para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, indígenas e quilombolas.

Percentuais de Reserva

O processo seletivo manterá a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD), pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, respeitando os percentuais estabelecidos em edital Enare 2025/2026:

Reserva para Pessoas com Deficiência (PCD):10% das vagas ofertadas para ingresso nos Programas de Residência do Enare, com 5 ou mais vagas

Reserva para Pessoas Pretas, Pardas, Indígenas e Quilombolas:20% das vagas ofertadas para ingresso nos Programas de Residência do Enare, com 5 ou mais vagas

Esta política de reserva de vagas representa avanço significativo na inclusão social e profissional na área médica, reconhecendo a importância da diversidade na formação médica especializada e garantindo oportunidades equitativas para diferentes grupos populacionais.

Conclusão

O edital Enare 2025/2026 representa marco significativo na evolução da formação médica especializada brasileira, oferecendo 6.907 vagas distribuídas entre 198 instituições em todo o território nacional. Este processo seletivo unificado consolida-se como o principal mecanismo de acesso à residência médica no país, garantindo transparência, qualidade e igualdade de oportunidades para todos os candidatos.

A principal inovação desta edição, a integração com o ENAMED para programas de acesso direto, estabelece bases para transformação profunda dos processos avaliativos na medicina brasileira. Esta evolução promete otimizar recursos, reduzir sobrecarga sobre candidatos e aprimorar a qualidade da seleção para programas de residência médica.

O Enare 2025/2026 reafirma seu papel como “ENEM da Residência Médica”, democratizando o acesso à formação especializada e contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro através da formação de especialistas qualificados e comprometidos com a excelência no atendimento à população.