Enamed: novo exame anual do MEC avalia cursos de medicina e pontua no Enare

O Ministério da Educação (MEC) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (23), o lançamento do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), uma nova avaliação anual que tem como finalidade mensurar a qualidade dos cursos de Medicina em todo o país. O exame também passará a compor os critérios de pontuação para ingresso em programas de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

A prova será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com previsão de realização em outubro de 2025 e divulgação dos resultados no mês de dezembro do mesmo ano.

Finalidade e impactos do Enamed na formação médica

O Enamed tem como proposta central estabelecer um padrão nacional para avaliação da graduação em Medicina, unificando critérios de análise até então fragmentados entre avaliações como o Enade e as provas objetivas do Enare. Com isso, o exame se torna uma ferramenta estratégica para:

  • Diagnosticar com precisão a qualidade do ensino oferecido por cerca de 300 cursos de Medicina distribuídos em mais de 200 municípios brasileiros;
  • Apoiar processos regulatórios e de qualificação da formação médica tanto no setor público quanto privado;
  • Fornecer indicadores objetivos para subsidiar políticas públicas de educação médica;
  • Qualificar o acesso à residência médica, tornando o processo mais transparente e meritocrático.

Segundo Arthur Chioro, presidente da Ebserh, o Enamed permitirá uma análise anual, criteriosa e qualificada da formação médica, fortalecendo a atuação dos órgãos reguladores. Ele destacou que o exame será essencial para a construção de uma formação médica alinhada com as necessidades da população e os princípios do SUS.

Objetivos específicos do Enamed

Durante o evento de lançamento, foram apresentados os quatro principais objetivos da nova avaliação:

  1. Aferir o desempenho dos estudantes com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina, analisando conteúdos, habilidades e competências, inclusive em temas interdisciplinares e de relevância social;
  2. Avaliar a preparação dos egressos para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS);
  3. Consolidar um instrumento nacional unificado de avaliação da formação médica;
  4. Gerar subsídios para políticas públicas de aprimoramento dos cursos de graduação em Medicina.

Além disso, ao vincular o resultado do Enamed ao Enare, o MEC visa estimular maior comprometimento dos estudantes com a prova do Enade.

Composição e formato da prova

A avaliação será teórica e objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos das principais áreas da prática médica:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Saúde Mental;
  • Saúde Coletiva.

As questões seguirão a matriz de referência elaborada pelo Inep, em consonância com as DCNs e os princípios do SUS.

Enamed e Enare: qual é a relação entre os dois exames

A nota do Enamed poderá ser utilizada como critério de seleção em programas de residência médica de acesso direto, por meio do Enare. Essa integração tem como propósito unificar a avaliação nacional da graduação médica e tornar o processo de ingresso na residência mais justo, transparente e baseado em desempenho acadêmico.

Embora os detalhes de como a nota será incorporada ao Enare ainda não tenham sido completamente divulgados, o Inep já sinalizou essa convergência como um dos principais objetivos da nova política.

Quem deve participar do Enamed

O exame será direcionado a dois grupos principais:

  • Estudantes concluintes de medicina (inscritos pelas instituições entre maio e junho de 2025);
  • Médicos já formados que desejem utilizar a nota no Enare (inscrições individuais em julho de 2025).

Importante: estudantes que participarão apenas do Enade, sem utilizar a nota para a residência, estarão isentos da taxa de inscrição.

Cronograma do Enamed 2025

EtapaPeríodo
Inscrição pelas instituiçõesMaio a Junho de 2025
Inscrição individual (formados)Julho de 2025
Aplicação da provaOutubro de 2025
Divulgação dos resultadosDezembro de 2025

O que muda com o Enamed?

Com o Enamed, o Brasil avança na qualificação da formação médica. A prova promove uma avaliação mais objetiva e padronizada, impactando tanto os cursos de medicina quanto o acesso à residência médica. Para estudantes e médicos recém-formados, o exame representa uma nova oportunidade de destacar seu desempenho acadêmico e garantir melhores chances nos processos seletivos mais concorridos do país.

Fique atento aos prazos e prepare-se com antecedência. Um bom desempenho no Enamed pode ser o diferencial na sua trajetória rumo à residência médica!

Os cursos do MedProvas+ e a plataforma de questões MedProvas são ótimas opções para você já começar a estudar!